metropoles.com

A Faixa de Gaza é a Ucrânia, ontem, invadida pela Rússia

Crimes de guerra para todos os gostos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ahmad Hasaballah/Getty Images
Serviços de emergência palestinos e cidadãos locais procuram vítimas em edifícios destruídos durante ataques aéreos israelenses no sul da Faixa de Gaza em 19 de outubro de 2023 Hamas
1 de 1 Serviços de emergência palestinos e cidadãos locais procuram vítimas em edifícios destruídos durante ataques aéreos israelenses no sul da Faixa de Gaza em 19 de outubro de 2023 Hamas - Foto: Ahmad Hasaballah/Getty Images

Comissão de inquérito das Nações Unidas, em relatório apresentado à Assembleia Geral da ONU, afirma que  encontrou mais provas de que as forças russas cometeram “ataques indiscriminados” e crimes de guerra na Ucrânia:

“As provas recolhidas mostram ainda que as autoridades russas cometeram crimes de guerra de homicídio doloso, tortura, violação e outros tipos de violência sexual, e a deportação de crianças para a Federação Russa”.

O relatório diz também:

“A comissão documentou recentemente ataques que afetaram objetivos civis, como edifícios residenciais, uma estação ferroviária, lojas e um armazém para uso civil, causando numerosas vítimas.”

A Rússia negou repetidamente ter como alvo civis e disse que as alegações ucranianas de crimes de guerra são inventadas. A comissão afirmou ter concentrado as suas recentes investigações nas províncias de Kherson e Zaporizhzhia.

Em março deste ano, o Tribunal Penal Internacional de Haia emitiu um mandado de detenção para o presidente russo Vladimir Putin por supervisionar o rapto de crianças ucranianas.

A propósito: o sistema de saúde de Gaza está “à beira do colapso”, afirmou a organização Médicos Sem Fronteiras. Médicos em Gaza alertaram que 130 bebês prematuros estão em “perigo iminente devido à falta de combustível”.

Ataques noturnos de Israel na Faixa de Gaza mataram na madrugada deste domingo (22/10) pelo menos 55 pessoas, disse o governo do Hamas, e destruíram mais de 30 casas.

O balanço atualizado da guerra aponta a morte de 1.400 israelenses e de 4.300 palestinos. Um porta-voz militar de Israel informou que os bombardeios a Gaza serão intensificados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?