Resultados em Recife e no Rio agradam Lula, que vê liberdade de agenda
Segundo Datafolha, Eduardo Paes e João Campos podem ser eleitos já em primeiro turno, sem vice do PT
atualizado
Compartilhar notícia
As campanhas dos prefeitos candidatos à reeleição no Rio de Janeiro e no Recife, Eduardo Paes (PSD) e João Campos (PSB), já não veem a necessidade de indicar um vice do PT para obter o apoio de Lula na eleição de outubro. Aliás, as equipes acreditam que a indicação do Partido dos Trabalhadores já não é decisiva e devem concorrer com chapas puras.
Esse não era o desejo inicial de Lula. O petista desejava indicar os candidatos a vice nas duas chapas, mas, hoje, o entorno do presidente já avalia que, com o PT “fora” das campanhas, Lula poderá se debruçar nas campanhas em que realmente é considerado decisivo, como em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).
Não é que o PT sairá do palanque de Campos e Paes, mas a presença do presidente Lula não será 100% necessária. Assim, a agenda do petista ficará mais aliviada e focada nas cidades em que a disputa está embolada.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, segundo o Datafolha, Paes aparece com 53% das intenções de voto. O levantamento indica que ele seria eleito em primeiro turno. Confira os resultados:
- Eduardo Paes: 53%;
- Tarcísio Motta (PSOL): 9%;
- Delegado Ramagem (PL): 7%;
- Juliete Panjota (UP): 3%;
- Cyro Garcia (PSTU): 3%;
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 2%;
- Marcelo Queiroz (PP): 2%;
- Dani Balbi (PCdoB): 1%;
- Carol Sponza (Novo): 0%;
- Em branco/nulo/nenhum: 14%;
- Não sabem: 5%.
A pesquisa entrevistou 840 eleitores de 16 anos ou mais, presencialmente, no Rio de Janeiro, de 2 a 4 de junho. A pesquisa do Datafolha foi registrada no TSE sob o número RJ-06701/2024.
Recife
Já no Recife a situação é ainda mais confortável. Campos tem 75% das intenções de voto. Leia o resultado do levantamento:
- João Campos (PSB): 75%;
- Daniel Coelho (PSD): 7%;
- Gilson Machado (PL): 6%;
- Dani Portela (PSOL): 3%;
- Tecio Teles (Novo): 1%;
- Simone Fontana (PSTU): 1%;
- Em branco/nulo/nenhum: 5%;
- Não sabem: 2%.
O Datafolha ouviu 616 eleitores na capital pernambucana, entre os dias 2 e 4 de julho. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento foi publicado pela Folha de S.Paulo e registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-09910/2024.