Republicanos pressiona por definição de cargo nos ministérios de Lula
Arthur Lira reúne-se com Padilha para definir últimos detalhes da minirreforma ministerial
atualizado
Compartilhar notícia
A presença do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (28/08) não é só mera formalidade. Ele participa da sanção da nova lei do salário mínimo e da mudança do Imposto de Renda, mas também leva recados de seu partido, o PP, e do Republicanos, insatisfeitos pela demora da minirreforma ministerial.
Antes da cerimônia, Lira teve uma conversa com o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha e expôs o descontentamento, sobretudo do partido de Marcos Pereira, sobre a indefinição.
O presidente Lula (PT) prometeu, mais uma vez, que definirá nesta semana quais pastas ficarão com os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA).
Segundo interlocutores, a situação de Costa Filho é bem mais simples do que a de Fufuca. Para o Republicanos entrar, só falta definir para onde Márcio França vai. A troca no Ministério dos Portos e Aeroportos já é considerada inevitável.
Falta então definir de onde vai despachar Fufuca. O Progressistas já quis a Saúde, depois Desenvolvimento Social, agora Agricultura. Lula não quer dar nenhum grande orçamento ao partido e espera definir Fufuca para anunciar Costa Filho.
A troca pode nem acontecer nesta semana, já que na quinta-feira (31/08) Lula, Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Rui Costa (Casa Civil) lançam o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o Brasil Sem Fome no Piauí. Os dois ministros seguem nos cargos.