metropoles.com

Relatório da CPMI do 8 de Janeiro abordará ações dos “kids pretos”

Grupo especial do Exército também estaria envolvido nos ataques de 12 e 24 de dezembro, em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O Exército Brasileiro promove solenidade militar em comemoração ao Dia do Soldado
1 de 1 O Exército Brasileiro promove solenidade militar em comemoração ao Dia do Soldado - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A CPMI do 8 de Janeiro encontrou uma forma de atingir militares de alta patente além daqueles que compunham o governo Jair Bolsonaro (PL). Os agentes das forças especiais do Exército, os chamados “kids pretos”, estariam diretamente envolvidos na tentativa de golpe de 8 de Janeiro, segundo as investigações.

O relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) deve abordar as ações desses militares, que também são investigados pela Polícia Federal. A apuração mostra que os kids pretos teriam treinado e participação da incursão golpista às sedes dos Três Poderes, inclusive utilizando vestimentas características da força.

A Polícia do Senado Federal entregou à CPMI um relatório em que detalha como o grupo invadiu o Congresso Nacional mesmo com o repelimento com bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Segundo o texto, os bolsonaristas radicalizados mostraram alto grau de conhecimento sobre os efeitos das bombas e se protegeram com água e máscaras, como ensinado no Exército.

As investigações também mostram que o grupo especial do Exército pode ter participado dos atos de 12 e 24 de dezembro, quando terroristas tentaram invadir a sede da PF e tentaram explodir uma bomba no Aeroporto Internacional de Brasília, respectivamente.

Um dos militares responsáveis pelos kids pretos é o general Ridauto Fernandes. Ele é considerado um dos mentores do ato golpista. Atualmente, segundo o Exército, os kid pretos são mais de 2.500 militares, sendo que 26 deles participaram do governo Bolsonaro, segundo a revista piauí. Um deles era o tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens da Presidência da República.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?