metropoles.com

Relatora da prisão de Daniel Silveira hoje o defende e ataca o STF

Bolsonarista Magda Mofatto (PL-GO) diz que foi a favor de sua prisão por ter a “garantia” de que o deputado ficaria detido só uma semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Magda Mofatto
1 de 1 Magda Mofatto - Foto: Reprodução

“Temos entre nós um deputado que vive a atacar a democracia e as instituições e transformou o exercício do seu mandato em uma plataforma de propagação do discurso de ódio, de ataques a minorias, de defesa dos golpes de estado e de incitação à violência contra autoridades públicas”.

Essa frase foi proferida pela deputada Magda Mofatto (PL-GO) no plenário da Câmara, no seu voto, como relatora, a favor da manutenção da prisão de Daniel Silveira (PTB-RJ), em 19 de fevereiro de 2021. Naquela sessão, 364 deputados acompanharam seu parecer e mantiveram o parlamentar preso por duros ataques e ameaças à vida de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Pouco mais de um ano depois, Mofatto agora sai em defesa de Silveira, articula para que a ação que ele responde no STF seja sustada e grava vídeo com o brado “Daniel Silveira livre”.

Na mensagem, a deputada diz que, na época, foi “garantido” que ele seria solto em uma semana, o que não ocorreu.

“A Constituição diz que um parlamentar tem imunidade para expressar quaisquer palavras. Em 2021, fui relatora de seu caso e 364 votaram a favor do relatório. Nos foi garantido que em uma semana o Daniel Silveira estaria solto. E isso não aconteceu. Hoje, vendo os absurdos cometidos pelo STF digo a vocês que Daniel tem meu voto favorável e vou trabalhar que, por unanimidade, a Câmara suste essa ação contra ele no Supremo. Daniel Silveira livre” – afirma a deputada no vídeo.

Ao Blog do Noblat, Mofatto foi perguntada sobre quem garantiu que Silveira seria solto em uma semana. Ela afirmou que “talvez o uso da palavra garantido tenha sido forte”. E defendeu o deputado.

“Acho que foi exagerado o período que ele ficou detido. Já foi um castigo. Ele já aprendeu que poderia ter falado as mesmas coisas sem ter dito palavras tão fortes. Poderia ter demonstrado a contrariedade dele, que é nacional, sem, contudo, exagerar. Já foi mais que esclarecido para ele que tem que ter comedimento. A prisão já foi mais que suficiente” – afirmou Mofatto ao blog.

Na sua gravação, Silveira atacou ministros do STF e fez defesa do AI-5, ato que endureceu o regime militar e levou ao fechamento do Congresso, censura na imprensa e prisões, torturas e mortes de opositores da ditadura.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?