metropoles.com

Reforma tributária: segunda fase já está pronta

Texto deve ser apresentado só depois do Carnaval de 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
1 de 1 O ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governo federal avisará aos líderes do Congresso Nacional que a segunda fase da reforma tributária está pronta. A expectativa desses congressistas é que uma versão preliminar seja apresentada para a base ainda neste ano. O texto deve começar a correr na casa só depois do Carnaval de 2024, mas há uma pressa de Lula (PT) pela tramitação do projeto.

A pressa se justifica pelo período de quase um ano que se demorou para aprovar a primeira parte. Mas agora, a segunda fase virá em forma de Projeto de Lei e não em uma Proposta de Emenda à Constituição. O modelo deve permitir, em tese, uma acelerada maior para a aprovação da reforma. 

A reunião entre Lula e os líderes vai acontecer na próxima quinta-feira (21/12), no Palácio do Planalto. O mote dessa segunda fase da reforma será a “justiça tributária”, com a promessa consumada de Lula em colocar os “ricos no imposto de renda”.

Lula também vai reunir a base para azeitar as relações visando o ano de 2024. O ministro Fernando Haddad (Fazenda) deve participar do encontro e apresentar as principais metas econômicas do ano que vem. A apresentação acontecerá depois da promulgação da primeira fase da reforma no Congresso Nacional, na quarta (20/12).

Atualização – 19 de dezembro de 2023 – 14h20:

Em contato com o blog, a assessoria da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária (Sert) do Ministério da Fazenda disse que não haverá apresentação de proposta ao Congresso neste ano de 2023. Leia a íntegra da nota:

“A Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária (Sert) do Ministério da Fazenda esclarece, primeiramente, que não haverá apresentação de uma primeira proposta ao Congresso ainda neste ano.

“A Sert informa ainda que a segunda parte da Reforma Tributária não será apresentada como uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), mas, sim, via projeto de lei.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?