Randolfe estuda ação contra Aneel por conta de luz mais cara
Agência propôs reajuste médio de 44% nas tarifas do Amapá; aumento tornaria a conta do Estado a mais cara do país
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP) vai procurar o governador Clécio Luís (Solidariedade) para apoiá-lo contra a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na Justiça. Hoje (12/09), a agência propôs um reajuste médio de 44,41% nas tarifas de energia do Amapá.
“É absurdo e inaceitável. É um aumento totalmente desproporcional com o povo do Amapá, que já tem uma das maiores tarifas do Brasil”, disse Randolfe ao blog. O ajuste tornaria, de fato, a tarifa do Amapá como a mais cara do país, já que o aumento está acima do que o previsto nas distribuidoras estatais de energia.
A Equatorial Energia atende a todo o Estado do Amapá e foi privatizada em 2021. “Se o aumento ocorrer, vamos também ver qual papel a empresa tem nisso”, disse Randolfe.
Segundo o Estadão/Broadcast, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, disse que reconhece que o reajuste é “expressivo”, mas que espera que o Congresso Nacional apresente propostas para atenuar os efeitos no bolso do amapaense.
“É consenso da agência que precisamos de medidas legislativas e estamos reafirmando, mais uma vez, a nossa disposição para trabalharmos juntos nessa agenda para resolver as distorções tarifárias”, afirmou.