metropoles.com

PT vai ao TSE e acusa Bolsonaro e Michelle de propaganda antecipada

Partido pede que vídeo com fala da primeira-dama no Dia das Mães seja retirado das redes e cobra pagamento de multa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
O presidente Bolsonaro e a primeira-dama Michelle descem rampa do Planalto em cerimônia realizada para promoção de Oficiais-Generais - Metrópoles
1 de 1 O presidente Bolsonaro e a primeira-dama Michelle descem rampa do Planalto em cerimônia realizada para promoção de Oficiais-Generais - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O PT protocolou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) representação contra o pronunciamento de Michelle Bolsonaro, em cadeia de rádio e TV, que foi ao ar no último domingo, no Dia das Mães.

O partido acusa a primeira-dama e o presidente Jair Bolsonaro de propaganda eleitoral antecipada e pede ao ministro Edson Fachin, presidente do tribunal, a remoção do conteúdo do vídeo nas redes sociais, no Instagram , e a condenação do casal a pagamento de multa.

Assinam o pedido os advogados Cristiano Zanin, que atua na defesa de Lula, e Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça do governo Dilma Rousseff.

“Em síntese, os representados, especialmente o representado Jair Bolsonaro, valeram-se da oportunidade, oriunda do controle da máquina administrativa, para promover uma verdadeira propaganda eleitoral, por meio do uso dos meios de radiodifusão, uma das formas mais tradicionais de impulsionamento e alavancagem de campanha, mas que, obviamente, é vedado nesse período, e pode indicar ter havido benefícios financeiros indevidos ao candidato na disputa eleitoral” – afirmam os advogados no pedido.

Na peça, os advogados argumentam ainda que nunca houve, nesse governo, pronunciamento oficial no Dia das Mães, o que torna o episódio ainda mais “gravoso”.

“A veiculação em rede nacional de pronunciamento oficial do Governo Federal, com a presença da primeira-dama, a fim de exaltar programas sociais vigentes na atual gestão do Executivo Federal, constitui-se, de forma evidente, em ato de propaganda eleitoral extemporânea, por meio do uso da máquina pública, o que é vedado pela legislação brasileira”.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?