metropoles.com

PT tenta convencer Planalto a apoiar CPI sobre situação dos yanomamis

Partido terá que dobrar Lula, que já demonstrou ser contra essas comissões, como no caso dos atos terroristas de 8 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Secom
imagem colorida do presidente Lula em Roraima, durante visita a terra yanomami - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida do presidente Lula em Roraima, durante visita a terra yanomami - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Secom

A bancada do PT no Congresso vai tentar convencer o presidente da República a apoiar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as razões de o povo yanomami ter chegado nessa condição de saúde, com centenas de crianças mortas por desnutrição nos últimos quatro anos.

Lula já demonstrou ter aversão à CPI, ao rejeitar a criação da uma CPI para apurar os atos de 8 de janeiro. Ele argumentou que as instituições já estão apurando e os culpados estão aparecendo e deverão ser condenados pela Justiça.

Mas o caso dos yanomamis está sendo visto como bem diferente, se tratou do que pode ser considerado um genocídio e que envolve gente poderosa do governo de Jair Bolsonaro, do presidente a seus ministros da Saúde e dos Direitos Humanos.

Logo que iniciar esta legislatura, o PT na Câmara deve apresentar um pedido de instalação da CPI e os petistas acreditam que o presidente Arthur Lira (PP-AL), que deverá ser reeleito com o apoio do partido, apoie e a instale.

A questão é convencer Lula, que, no caso dos atos terroristas, demonstrou que não quer dar holofote para episódio que já passou. Quer tocar a bola para frente, e poderá ser neste caso também.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?