PT passa a apoiar Lewandowski na Justiça para frear investida de Dino
Novo ministro do STF quer que Lula indique Ricardo Cappelli ao cargo
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula (PT) e o ainda ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se encontraram na noite de quinta-feira (14/12) e discutiram o futuro da pasta e de seus secretários. Dino fez uma defesa enfática do trabalho de Ricardo Cappelli para mantê-lo na pasta. O apelo foi baseado em uma “continuidade do bom trabalho” feito em 2023.
Cappelli tem o apoio de Dino e de todo o PSB. Os deputados da sigla chegaram a enviar uma carta ao presidente Lula para pedir a manutenção do secretário-executivo do MJ, mesmo que em outro cargo.
Diante dessa investida, parte do PT já vê com bons olhos a indicação de Ricardo Lewandowski para titular da pasta. “Dos males, o menor”, disse um líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara.
A indicação de Lewandowski seria puramente pessoal de Lula, que ignorará as demandas do PT e do PSB. O partido do presidente já havia indicado Gleisi Hoffmann, Adriana Accorsi e o advogado Marco Aurélio Carvalho, do grupo Prerrogativas.
Lula deve se reunir novamente com Dino na terça-feira (19/12), antes de jantar na casa de Luis Roberto Barroso. O presidente do Supremo Tribunal Federal vai promover uma confraternização de fim de ano com todos os ministros da Corte e o presidente da República.