PT já admite ter que se dobrar a Arthur Lira
Avalia que Lula perdeu disputa de poder contra o presidente da Câmara; José Guimarães está na corda bamba
atualizado
Compartilhar notícia
As constantes derrotas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados expôs uma realidade que até então estava sendo evitada por integrantes do Partido dos Trabalhadores. Na atual avaliação do PT, Lula perdeu a disputa de poder contra Lira e deve, agora, se “dobrar” ao líder do Centrão.
Um caminho para se submeter a Lira seria a aceleração de liberação de pagamentos de emendas parlamentares e a definição de cargos. Há também o incômodo de Lira na articulação do governo. Por isso, José Guimarães (PT-CE) pode perder o cargo de líder do governo na Câmara.
O partido joga todas as fichas no Senado para que a casa barre o PL do Marco Temporal, já que se o projeto passar não se sabe se Lula terá força para vetar o texto.
Hoje (31/5), Lula ligou para o presidente da Câmara e ouviu reclamações. A principal delas é que os ministros de Lula estariam negociando diretamente com deputados, sem passar pelos líderes de cada sigla.
Há a expectativa de que Lira coloque para votação nesta quarta o texto que regulamenta a Medida Provisória 1154/23, que define a formulação do time ministerial de Lula. Ela define os 37 ministros do atual governo. Caso caduque, a equipe volta à configuração do governo de Jair Bolsonaro (PL), com 23 ministros.