PT indicará Freixo para vice de Paes em acordo visando 2026
Partido se compromete com PSD em apoiar atual prefeito do Rio de Janeiro na reeleição e na disputa pelo governo do Estado
atualizado
Compartilhar notícia
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), deve ter Marcelo Freixo (PT) como companheiro de chapa na disputa pela reeleição em 2024. O acordo entre PT e PSD implicaria no apoio do Partido dos Trabalhadores ao candidato do partido de Gilberto Kassab em 2026: o próprio Eduardo Paes.
Dessa forma, Freixo ocuparia a prefeitura do Rio de Janeiro, enquanto Paes tentaria comandar o Estado daqui a 3 anos. O comando do PSD toparia “perder” a capital carioca para vencer as eleições estaduais. O acordo também estaria condicionado à indicação do PT para o vice de Paes na disputa estadual.
O PSD também foi atrás do ex-deputado Alessandro Molon, que estuda se lançar à prefeitura. O apoio de Molon em 2024 seria uma moeda de troca pelo apoio do PSD ao PSB na disputa pelo Senado em 2026.
A trama do PSD ainda está no princípio, mas mostra a fome que o partido tem em crescer em 2024. Nas eleições municipais de 2020, o partido chegou a eleger 650 prefeitos, uma variação de 20% às eleições de 2016. O objetivo, no ano que vem, é repetir a alta.
É importante lembrar que Marcelo Freixo é presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) muito cobiçada pelo Centrão. O acordo com o PSD pelo Rio abriria espaço na estatal.
Em contato com o blog, o presidente do diretório municipal do PT no Rio de Janeiro, Tiago Santana, disse que o Partido dos Trabalhadores ainda não aprovou o nome para vice do prefeito Eduardo Paes. O objetivo do partido, segundo o presidente, é construir um programa amplo, para combater as desigualdades e derrotar o bolsonarismo no Rio.