PT e PSol lideram candidaturas LGBTQIA+ para as eleições municipais
São Paulo é o município com mais candidaturas do grupo; homens e mulheres trans são 161
atualizado
Compartilhar notícia
O PT e o PSol lideram a lista de partidos brasileiros com mais candidaturas de pessoas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexo, assexuais e outras) nas eleições municipais de 2024.
A sigla do presidente Lula, o PT, apresenta 155 candidatos a prefeituras e câmaras municipais, seguido pelo PSol com 129. Em seguida, estão o PSB com 41, o PDT com 40 e a Rede Sustentabilidade com 25.
O levantamento, realizado pela organização Vote LGBT, identificou 548 candidaturas LGBTQIA+ em todo o país, distribuídas por 25 partidos, incluindo algumas legendas de direita, como Novo, PP, Republicanos e Democracia Cristã.
Entre os candidatos, 161 se identificam como homens ou mulheres trans, com destaque para a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), que concorre à prefeitura de Belo Horizonte.
De acordo com análise do Grupo Croma, a pesquisa “mostra que está havendo uma organização política entre os indivíduos que se identificam e pertencem à comunidade”. Ainda segundo o estudo, São Paulo é o município com mais candidatos LGBTQIA+ no Brasil, somando 23, seguido por Porto Alegre com 16, Natal com 10 e Belém com cinco.