PT cria grupo eleitoral para vencer bolsonaristas nas prefeituras
Partido do presidente da República que teve mau desempenho em 2000, quer ampliar vitórias em 2024
atualizado
Compartilhar notícia
Não é só o PL de Jair Bolsonaro que está em campo detectando potenciais candidaturas para eleição de prefeitos em 2024. O PT acaba de criar um grupo de trabalho eleitoral que começará a mapear as reais chances do partido e de seus aliados na votação do ano que vem.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, coordena esse grupo, que está vinculado à secretaria-geral do partido, comandada pelo ex-deputado Henrique Fontana.
As primeiras ações estão definidas. Segundo Fontana, ideia inicial é fortalecer a aliança com partidos do mesmo espectro político e fazer dobradinhas com a federação do PSol e da Rede. O principal nome desse grupo é do deputado Guilherme Boulos (PSol-SP), candidato a prefeito de São Paulo, e que já conta com o apoio anunciado do PT.
Buscar parcerias com outros aliados de esquerda, como o PSB e o PDT, é outra prioridade, além de fortalecer nomes da própria federação petista, que conta com PCdoB e PV.
“Vencemos muito bem em 2022, com Lula, mas a extrema direita e as forças neofascistas seguem vivas. É contra esses grupos que lutamos” – disse Fontana, em entrevista às redes sociais do PT.
O leque de apoio do governo deverá atingir também partidos que ocupam espaço na Esplanada, como MDB, PSD e União Brasil.