PT condiciona apoio municipal por projeto contra bolsonarismo
Partido entende que eleição de 2024 é um “terceiro turno” entre Lula e Jair Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
Guilherme Boulos (Psol), em São Paulo, Eduardo Paes (PSD), no Rio de Janeiro, e José Sarto (PDT), em Fortaleza, são alguns dos nomes que o PT deve apoiar em 2024 nas eleições municipais. Todos são de partidos diferentes, mas são os candidatos viáveis contra o “projeto do bolsonarismo”.
Esse é o pré-requisito que o Partido dos Trabalhadores está trabalhando para condicionar os apoios em capitais no ano que vem. Não basta apenas estar bem nas pesquisas, há também a necessidade do candidato abraçar Lula (PT) e romper com Jair Bolsonaro (PL).
No caso de Boulos, Paes e Sarto, o PT também deve indicar os vices-prefeitos nas chapas que vão concorrer. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza há o que petistas chamam de “terceiro turno”. As disputa nestas três cidades devem se afunilar entre o candidato de Lula e o candidato de Bolsonaro (Ricardo Nunes, Alexandre Ramagem e Capitão Wagner, respectivamente).
Apesar disso, o PT deve fazer algumas dobradinhas com o PL. Bolsonaro tenta, do lado do Partido Liberal, proibir isso, mas Valdemar Costa Neto já avisou que será impossível, principalmente no Nordeste.