metropoles.com

PT aciona prefeita que promoveu exposição de armas no Dia das Crianças

Rogério Correia (PT-MG) ajuizou denúncia-crime contra evento que permitiu crianças manusearem armas e bombas de gás

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sumayra Oliveira
Exposição de armas em Uberaba
1 de 1 Exposição de armas em Uberaba - Foto: Sumayra Oliveira

O deputado Rogério Correia (PT-MG) ajuizou uma notícia-crime contra a prefeita de Uberaba (MG), Elisa Araújo (Solidariedade), junto à Procuradoria-Geral do Estado de Minas Gerais. Para celebrar o Dia das Crianças, a prefeita organizou uma exposição de armas e outros artefatos bélicos, que foram manuseados pelas crianças.

Elisa Araújo apoia a reeleição de Jair Bolsonaro.

O caso, revelado pelo Blog do Noblat, teve grande repercussão. Agentes das polícias Civil, Militar e Federal, e também do Exército, montaram bancas e tendas exibindo fuzis, bombas, revólveres para as crianças e os pais.

Em várias cenas, meninos e meninas aparecem recebendo explicações sobre o funcionamento de um fuzil e de uma bomba de gás e de efeito moral. Houve palestras e orientações, crianças circulando em carros de polícia com sirenes ligadas e outras vestindo coletes à prova de balas.

A ação do petista cita também o uso político do evento. Um servidor da Prefeitura, que estava na organização da exposição, distribuía adesivos de campanha da reeleição do presidente.

Para o parlamentar, essa exposição das crianças a armas de guerra fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Expor crianças e adolescentes a instrução de tático-militar e ao manuseio de artefatos bélicos em nada se aproxima de uma medida pública que vise garantir um desenvolvimento sadio, priorizando a paz, sobretudo por se tratar de uma plateia ainda em formação de sua personalidade” – argumenta Correia na ação.

O deputado requer ao procurador-geral do Estado, Jarbas Soares Júnior, que cobre explicações da prefeita sobre o evento e que o processo seja enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apuração de eventual abuso de poder político e eleitoral. E que seja instaurada uma ação penal.

A Prefeitura de Uberaba negou que a exposição seja um estímulo a política de armas e que o objetivo é de “reduzir a sensação de insegurança da população”. E informou que as armas estavam descarregadas e os pais das crianças estavam presentes.

“A Prefeitura Municipal esclarece ainda que qualquer excesso que tenha sido cometido durante o evento, caberá investigação por organismos competentes” – informa a nota da Prefeitura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?