PSol quer ouvir presidente da Petrobras sobre privatização da empresa
Bancada do partido na Câmara vai entrar com requerimento para Adriano Pires ser ouvido na casa
atualizado
Compartilhar notícia
A bancada do PSol na Câmara quer ouvir o novo presidente da Petrobras, Adriano Pires, em audiência no Congresso Nacional. O partido quer entender a defesa que fez da privatização da empresa num artigo. O convite do partido a Pires precisa ser aprovado pelo plenário.
A proposta de Pires é de uma privatização baseada na capitalização generalizada que, por ser indireta e quase invisível, impediria maior mobilização popular pela manutenção do controle social da Petrobrás, acredita o partido.
“A estratégia defendida por Adriano Pires consiste em fazer uma oferta pública de ações em quantidade suficiente para que o Estado deixe de ser acionista majoritário da empresa.
Adriano Pires tem associado a alta de preços ao fato de a Petrobras ser uma empresa de economia mista e sugeriu que a privatização resolveria este problema.
“Trata-se de um argumento sem nenhuma base na realidade, o que aponta para a construção de uma narrativa que visa angariar apoio político para o início de um processo profundo de privatização. Fato é que a alta dos preços decorre, justamente, da Petrobras estar agindo como se fosse uma empresa totalmente privada desde que adotou o Preço de Paridade Internacional (PPI)”.