metropoles.com

Próximo de seu terceiro mandato, Lula quer fazer o seu melhor governo

Petista quer, de fato, colocar quem deve ajudá-lo a se eleger em cargos no governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Lula e Haddad
1 de 1 Lula e Haddad - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Lula chega a este segundo turno, na sua sexta disputa presidencial, com chances de vitória. Se de fato vencer, como apontam todas as pesquisas, terá seu maior desafio como governante. E quer fazer de seu terceiro mandato, seu melhor governo.

As condições de disputa hoje são as mais adversas. O petista enfrenta uma máquina de Estado, com injeção de bilhões de reais em programas de última hora, feito no improviso, um adversário que prega o ódio, uma rede de fake news e mentiras e com uma feroz extrema-direita do outro lado.

Lula está com 77 anos. A última vez que disputou o Palácio do Planalto tinha 65 anos. Essa eleição de 2022 o consumiu fisicamente. Exigiu viagens, comícios e cuidados duplicados com sua segurança. A realização do segundo turno exigiu ainda mais.

A campanha o desgastou, mas ele se mostrou preparado. A eleição de hoje é muito diferente das que passaram.

Para enfrentar, se vencer, o “legado” de Bolsonaro, Lula vai precisar de uma força conjunta, de uma frente ampla e de gente boa de todo o lado democrático possível. Quem está ajudando a elegê-lo será necessário na hora de governar.

Lula tem dito aos quatro ventos que, vencendo, não fará um governo só de petistas. Que assim seja. Ele quer a seu lado a turma de economistas do Plano Real a Simone Tebet e de Marina Silva a Eliziane Gama. E, se ele aceitar, um posto para Joaquim Barbosa. Ainda: Geraldo Alckmin  não será vice de fachada e pode ocupar um ministério.

O petista quer um ministério de pessoas com prestígio e respeito na sociedade. Ao contrário das gestões anteriores, não deseja lotear a Esplanada só com apaniguados petistas.

Lula não faz questão de sair com mais de 80% de popularidade, como se deu quando deixou seu segundo mandato. Quer entregar um país melhor do que pegou, em especial em dois aspectos: o Brasil fora do Mapa da Fome – com os 33 milhões de pessoas fazendo as três refeições – e dar estabilidade democrática ao país, com funcionamento regular das instituições, sem ameaças e levantes.

E só terá quatro anos. Vencendo, não irá mesmo disputar a reeleição. É o que tem garantido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?