metropoles.com

Processos que suspendem mandato de Daniel Silveira parados há 5 meses

Dois casos que foram julgados no Conselho de Ética preveem, ao todo, que o parlamentar bolsonarista fique fora da Câmara por 8 meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Deputado Daniel Silveira (PSL-RL) retorna pela primeira vez a Câmara dos Deputados após 5 meses preso
1 de 1 Deputado Daniel Silveira (PSL-RL) retorna pela primeira vez a Câmara dos Deputados após 5 meses preso - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Hoje faz cinco meses que o Conselho de Ética da Câmara aprovou a suspensão do mandato do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) por 2 meses. Ele respondeu por quebra de decoro por ter gravado e divulgado uma reunião interna da bancada de seu próprio partido.

Uma semana depois, no dia 7 de julho, Silveira foi novamente alvo do conselho, que aprovou nova suspensão de seu  mandato, desta vez por um período de 6 meses. Nesse caso, ele foi responsabilizado por ter divulgado um vídeo com duros ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ter defendido ao AI-5, o mais duro ato da ditadura, que fechou Congresso, censurou imprensa e iniciou uma série de perseguições aos opositores do regime.

A defesa de Silveira não entrou com recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e, desde então, os casos estão parados, aguardando decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de levá-los a plenário, o que não deve ocorrer neste ano.

Lira precisa submeter ao plenário, ainda, se as duas suspensões de Silveira, caso aprovadas, serão somadas. Ou seja, se ele ficará 8 meses com o mandato suspenso. O Código de Ética do conselho prevê pena máxima de 6 meses, mas é omisso quando trata de dois ou mais casos envolvendo o mesmo parlamentar, como o de Silveira.

Por essas ameaças aos ministros do STF, Silveira foi preso em fevereiro deste ano, numa decisão de Alexandre de Moraes. Em março, obteve o direito à prisão domiciliar, mas descumpriu regras do monitoramento eletrônico e, em junho, voltou para a cadeia. Teve a prisão revogada no início deste mês.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?