Prefeito “papagaio de pirata no impeachment” lança Jair Renan vereador
Filho de Bolsonaro é lançado na política por Fabrício Oliveira, famoso por aparecer ao lado dos deputados na sessão contra Dilma Rousseff
atualizado
Compartilhar notícia
Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do ex-presidente, tem data para se lançar na política. Ele foi anunciado candidato a vereador pelo prefeito de Balneário Camboriú (SC), o bolsonarista Fabrício Oliveira, do PL.
Renan vive nessa cidade no litoral norte do estado, uma das principais atrações turísticas do sul do país, com praias frequentadas por turistas estrangeiros.
O filho do ex-presidente está lotado no gabinete do senador Jorge Seif (PL) desde o início dessa legislatura. As pretensões políticas de Renan vão além. Ele deve sair candidato a deputado federal em 2026, pelo mesmo estado.
O prefeito da cidade esteve em Brasília em maio e se reuniu com Bolsonaro e lideranças do partido. Eles trataram do lançamento da candidatura de Jair Renan, que será o puxador de votos para a Câmara Municipal da cidade.
O prefeito confirmou a imprensa local que o 04 quer ser candidato e se lançar na política. Santa Catarina é um estado predominantemente bolsonarista.
“Eu conversei com o Jair Renan, ele manifestou interesse de poder participar ano que vem como candidato a vereador. Há conversas neste sentido” – disse o prefeito ao jornal “Diarinho”, da cidade catarinense.
Fabrício Oliveira ficou conhecido no país em abril de 2016, quando a Câmara votou e aprovou o impeachment de Dilma Rousseff. Ele era apenas um suplente de deputado, pelo esquerdista PSB, e não estava no mandato. Mas achou um jeito de aparecer mais que a grande maioria dos parlamentares.
O hoje prefeito ficou postado ao lado do microfone onde os deputados se dirigiam para manifestarem seus votos, a favor ou contra o afastamento da petista. Virou uma celebridade.
PT já anuncia oposição ao filho do presidente
Único vereador do PT em Balneário Camboriú, Eduardo Zanatta já anuncia oposição à candidatura do filho de Bolsonaro, para quem caiu de “paraquedas” na cidade.
“É lamentável acompanhar esse tipo de estratégia da política antiga, do aparelhamento que a família Bolsonaro promove, de eleger por outro estado o filho mais novo, sem qualquer relação com Santa Catarina. Tenho dúvidas se a população irá aceitar alguém que caiu de paraquedas no estado, como funcionário do gabinete de um senador, apenas porque tem um nome que representa a extrema direita nacional” – disse Zanatta.
“Ele sequer discute os temas da cidade, como saúde, a balneabilidade ou educação. Acho difícil que se viabilize” – completou.
Nas redes sociais, Jair Renan exibe ataques grosseiros a ministros de Lula, como preconceito gordofóbico contra Flávio Dino (Justiça), ou, como mostrou a repórter Sarah Teófilo, da coluna de Rodrigo Rangel, posta suas baladas na cidade.