Por que Lula recusou convite de Putin para visitar a Rússia
Presidente brasileiro conversou com o russo por telefone e recebeu convite para visitar São Petersburgo no próximo mês
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recusou hoje (26/5) a um convite para visitar a Rússia em junho, para a reunião do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. Em telefonema com o russo Vladimir Putin, Lula disse que não poderá atender ao convite para visitar o país.
Lula agradeceu a Putin e reiterou a posição do Brasil em mediar a paz com a Ucrânia para por um fim no conflito que já se arrasta por um ano e meio.
A recusa do presidente brasileiro, no entanto, é a mesma apresentada às autoridades ucranianas quando houve o mesmo convite para visitar o lado oposto. Lula não está disposto a visitar a Rússia nem a Ucrânia enquanto não houver uma sinalização de que os países estejam dispostos à discutir a possibilidade de paz.
O diálogo com Putin ocorre dias após um “desencontro” entre Lula e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante a reunião do G7, no Japão. O governo brasileiro tentou negociar uma reunião bilateral entre os líderes em Hiroshima, no entanto, nenhuma das três opções oferecidas foi compatível com a agenda do ucraniano.
Em 10 de maio, o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim se encontrou com Zelensky e apresentou o “plano de paz” de Lula. A ideia é formar um time de países não interessados na guerra e já foi muito defendida pelo petista em várias ocasiões.