metropoles.com

PL deve engrossar votação e tributária terá cerca de 400 votos

Cálculo considera “traição” de bolsonaristas que votarão com o governo 

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles (@igoestrela)
Brasília (DF) 27/03/24 Festa de filiação do Senador Izalci Lucas ao PL (Partido Liberal). O evento ocorre em Brasília e conta com a presença do Presidente do PL Waldemar Costa Neto e de vários Governadores, Senadores e Deputados Federais de vários estados e do Distrito Federal. O Ex-Presidente Jair Bolsonaro, irá comparecer após a saída do presidente do PL, impedidos de se encontrarem no âmbito do processo dos atos antidemocráticos.
1 de 1 Brasília (DF) 27/03/24 Festa de filiação do Senador Izalci Lucas ao PL (Partido Liberal). O evento ocorre em Brasília e conta com a presença do Presidente do PL Waldemar Costa Neto e de vários Governadores, Senadores e Deputados Federais de vários estados e do Distrito Federal. O Ex-Presidente Jair Bolsonaro, irá comparecer após a saída do presidente do PL, impedidos de se encontrarem no âmbito do processo dos atos antidemocráticos. - Foto: Igo Estrela/Metrópoles (@igoestrela)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), calcula cerca de 400 votos favoráveis à aprovação das leis complementares da reforma tributária. O cálculo considera, inclusive, votos do PL “moderado” — daqueles deputados mais ligados ao Partido Liberal do que ao bolsonarismo.

Aliás, ao contrário da votação da primeira fase, em dezembro de 2023, o bolsonarismo não se mobilizou contra as leis que regulamentam a reforma. É muito tímida a oposição ao projeto do governo Lula (PT), o que mostra que até mesmo “bolsonaristas clássicos” trairão o movimento e votarão pela aprovação.

Por isso, o governo, Lira e os líderes esperam uma votação sem grandes sustos. A manobra de Lula ao pedir regime de urgência aos projetos também possibilita que os textos sejam votados direto em plenário.

Claro que a liberação de emendas ajudou a essa boa aceitação às leis complementares, mas o bom trânsito de Fernando Haddad (Fazenda) com os deputados que compõem os dois Grupos de Trabalho também influenciaram o fluxo. Segundo o que o governo espera, a votação será mais fácil que a emenda constitucional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?