metropoles.com

PF acredita ter alcançado “coração” de arapongagem sob Jair Bolsonaro

Com operações contra Alexandre Ramagem e Carlos Bolsonaro, agentes acreditam que investigação caminha para o fim

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Cerimonia de posse ABIN de Alexandre Ramagem - ao lado de Jair Bolsonaro
1 de 1 Cerimonia de posse ABIN de Alexandre Ramagem - ao lado de Jair Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Depois que a Polícia Federal (PF) apreendeu computadores, tablets e celulares do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), agentes envolvidos na investigação da “Abin (Agência Brasileira de Inteligência) paralela” acreditam ter alcançado o coração da apuração.

A esperança é que os conteúdos encontrados nos aparelhos dos dois vão ajudar a elucidar o possível crime de arapongagem sob o governo de Jair Bolsonaro (PL). A investigação, que tem pouco menos de um ano, pode chegar ao fim cedo, avaliam os agentes.

Isso porque a PF pode ter alcançado o executor (Ramagem) e o idealizador (Carluxo) do esquema de espionagem ilegal da agência.

Suspeita-se que Carlos usava a estrutura da Abin para perseguir, difamar e destruir reputações de inimigos do ex-presidente. O filho 02 de Bolsonaro deve depor à Polícia Federal nesta terça-feira (30/01), no Rio de Janeiro.

Ontem (29/01), Carlos estava em Angra dos Reis (RJ) pescando em alto mar com o pai, os irmãos Eduardo e Flávio, além do deputado Luciano Zucco (Republicanos-RS). Portanto, não se sabe se todos os celulares ou aparelhos eletrônicos foram de fato apreendidos. 

Segundo apurou o repórter Arthur Guimarães, o clã Bolsonaro saiu de casa depois que a operação de busca e apreensão já tinha se iniciado. Causou estranheza, inclusive, um assessor do vereador esperando a PF na Câmara Municipal do Rio, às 7h da manhã, em meio ao recesso legislativo, como informou a repórter Bruna Lima

Jair Bolsonaro disse ser mentira que foi avisado sobre a operação. Em entrevista à Jovem Pan, disse que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, está o perseguindo. “É uma perseguição implacável por parte do Alexandre de Moraes. É inacreditável o que esse homem faz”, afirmou o ex-presidente.

Bolsonaro também negou haver uma “Abin paralela” em seu governo: “Eu tinha minha inteligência particular. O que é a minha inteligência? Não é um braço da Abin. Não é um braço da PF. Ninguém. A minha inteligência particular são as pessoas que eu conheço não só no Brasil como ao redor do mundo. Sempre que algo acontece, eu ligo para essas pessoas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?