metropoles.com

Petistas querem retomar as recomendações da Comissão da Verdade

Medidas previstas, como punição a torturadores e agentes da ditadura, não saíram do papel

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela – Metrópoles
Ato contra a ditadura -- Metrópoles
1 de 1 Ato contra a ditadura -- Metrópoles - Foto: Igo Estrela – Metrópoles

Petistas querem trazer à tona as conclusões da Comissão Nacional da Verdade e dar seguimento às recomendações de seu relatório final, que previa a punição dos agentes públicos envolvidos em torturas, desaparecimentos e assassinatos de militantes de esquerda e de organizações que se opuseram à ditadura militar.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pela petista Luiziane Lins (CE), realiza um audiência pública amanhã para discutir essas recomendações e avaliar o que de fato se avançou ou não desde a apresentação desse relatório, no governo Dilma Rousseff, em 2014.

Entre as recomendações do relatório está a criação de um órgão permanente com a atribuição de dar seguimento às ações e recomendações, mas que nunca foi instalado. O Instituto Vladimir Herzog tem identificado o cumprimento dessas medidas e monitora a efetivação ou não de cada uma das recomendações.

Com o governo de Jair Bolsonaro esse assunto foi esquecido, ignorado e anulado. O ex-presidente era um defensor da ditadura militar e cultuava torturadores, como coronel Brilhante Ustra.

Em sua gestão, a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos foi encerrada, sem ter feito qualquer ação, e a Comissão de Anistia só fez negar reparação e reconhecimento da perseguição do Estado às vítimas do regime militar.

A Comissão da Verdade recomendou também a proibição da comemoração do golpe, o que não ocorreu com Bolsonaro, a abertura dos arquivos militares e a desmilitarização das polícias militares. E também listou nomes de agentes públicos que cometeram violações de direitos humanos.

Na audiência de amanhã participam representantes do governo, do Ministério Público e de entidades, como o Instituto Vladimir Herzog.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?