metropoles.com

Petistas já articulam mudança maior na meta fiscal da LOA

Caso Lula mantenha meta de déficit zero na LDO, deputados querem mudança na Lei Orçamentária Anual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida presidente lula e haddad - metrópoles
1 de 1 imagem colorida presidente lula e haddad - metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) venceu a disputa pela manutenção da meta de déficit zero na LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias). Apesar do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do próprio presidente Lula (PT) resistirem a não zerar os gastos públicos em pleno ano eleitoral, o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE) garantiu que a meta segue a mesma.

Agora, petistas e deputados do Centrão avaliam que uma mudança pode ser feita na LOA (Lei Orçamentária Anual), que será votada em dezembro. Ao contrário da LDO, a LOA detalha as despesas e receitas previstas para o ano fiscal, discriminando os valores alocados para cada órgão, programa, projeto e atividade.

Desta forma, é possível alterar também os gastos do ano fiscal. Segundo petistas no Congresso Nacional, a mudança pode ser até maior que a desejada por Lula. Eles projetam até 1% do PIB (Produto Interno Bruto) de déficit no ano que vem. 

O limite de 1% é impensado por Fernando Haddad, que vai ter que trabalhar agora para mostrar que a arrecadação pode ser superior em 2024. O ministro da Fazenda confia que o Congresso vai ajudá-lo até o final do ano para aprovar pautas prioritárias em seu plano de equilibrar as contas. Leia aqui as matérias prioritárias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?