metropoles.com

Perto do fim, CPMI do 8 de Janeiro ainda deve ouvir Cid e mais 5

Comissão volta só na semana que vem e tem mais convocados do que sessões disponíveis; prorrogação é discutida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Arthur Maia (União-BA) e a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) a relatora da CPMI 8 de janeiro durante depoimento - Metrópoles
1 de 1 Presidente Arthur Maia (União-BA) e a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) a relatora da CPMI 8 de janeiro durante depoimento - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Sem sessões nesta semana, a CPMI do 8 de Janeiro define quais serão os próximos ouvidos sobre a tentativa de golpe há quase 8 meses. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) está aproveitando o recesso de 7 de Setembro para selecionar cuidadosamente os depoentes mais importantes à medida que a comissão entra em sua reta final.

O tenente-coronel Mauro Cid é indiscutivelmente a testemunha de destaque confirmada. Um acordo de delação premiada está sendo costurado para garantir que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) não repita a estratégia de permanecer em silêncio durante o depoimento.

Outra figura que certamente será ouvida é o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-comandante militar do Planalto. Ele enfrenta acusações de obstrução no desmantelamento do acampamento golpista em frente ao Quartel-General do Exército, além de impedir a prisão de bolsonaristas após o ataque na Esplanada dos Três Poderes.

É também esperada a ex-diretora do ministério da Justiça, Marília Alencar. Ela é responsável pela planilha com as regiões do Nordeste que mais deram voto a Lula (PT) no primeiro turno das eleições de 2022. A planilha foi usada, depois, para montar uma operação da Polícia Rodoviária Federal para atrapalhar eleitores petistas no segundo turno.

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, e a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) também devem estar na lista. Há também uma possível acareação com o hacker Walter Delgatti Neto e Zambelli. 

Quanto ao prazo, o relatório final da CPMI do 8 de Janeiro deve ser entregue até, no máximo, 17 de outubro, como deseja o presidente do colegiado Arthur Maia (União Brasil-BA). Eliziane Gama, por outro lado, está buscando estender os trabalhos até o dia 25 de outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?