metropoles.com

PEC da Autonomia do BC intensifica a rixa entre Lula e Campos Neto

Texto permite que Banco Central administre os próprios recursos; Lula quer analise do texto após nomear novo presidente 

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles; IGO ESTRELA/METRÓPOLES
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o presidente Lula, em fotomontagem -- Metrópoles
1 de 1 O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o presidente Lula, em fotomontagem -- Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles; IGO ESTRELA/METRÓPOLES

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado deve analisar na próxima semana a PEC da Autonomia Financeira do Banco Central (BC) do Brasil. O texto pode conceder independência ao BC para gerir seus próprios recursos, contratar pessoal e definir planos de carreiras e salários.

A Proposta de Emenda à Constituição deveria ter sido lida nesta semana, mas o governo articulou para que a apreciação ocorresse após a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC, realizada na quarta-feira (19/06). Agora, com a decisão de manter a taxa básica de juros em 10,5% ao ano, senadores da base governista querem adiar a decisão para 2025, quando o Banco Central já estará sob a liderança de um novo presidente.

A estratégia está sendo coordenada pelos líderes do governo Lula (PT) no Senado. Há uma percepção de que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem se empenhado na aprovação da PEC, o que leva os governistas a acreditarem que a resposta deve ser dada no momento oportuno.

Lula é pessoalmente contrário ao texto. O presidente, inclusive, menciona a possibilidade de revisar a autonomia operacional do BC assim que indicar o novo presidente do banco, o que deve ocorrer no início do segundo semestre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?