metropoles.com

Passo a passo da tentativa bolsonarista de golpe de Estado

Plano para impedir a posse de Lula envolveu Bolsonaro, seus ministros, militares e apoiadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Manifestantes com móveis quebrados _ Metrópoles
1 de 1 Manifestantes com móveis quebrados _ Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) retirou o sigilo da decisão que determinou a prisão de cinco suspeitos de articular um golpe de Estado. Se tivesse sido bem-sucedido, o golpe envolveria o assassinato do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do STF Alexandre de Moraes.

05/07/2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) reúne-se com assessores e ministros para articular uma reação à possível vitória de Lula nas eleições dali a três meses.

“Nós não podemos, pessoal, deixar chegar as eleições e acontecer o que está pintado. Eu parei de falar em voto [impresso] e eleições há umas três semanas. Vocês estão vendo agora que… eu acho que chegaram à conclusão. A gente vai ter que fazer alguma coisa antes”, diz ele.

O general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, também defende um golpe: “O que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa, é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa, é antes das eleições”.

A gravação da reunião foi encontrada no computador apreendido na casa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Veja aqui:

30/10/2022

Na noite em que Bolsonaro é derrotado nas urnas, caminhoneiros fecham estradas em todas as regiões do país pedindo intervenção federal. O número de bloqueios é de 421. Bolsonaro leva quase 72 horas para pedir a liberação das estradas.

09/11/2022

Segundo a Polícia Federal, o plano para assassinar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes é impresso no Palácio do Planalto pelo general da reserva Mário Fernandes e levado ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. Fernandes atuou como chefe substituto do Ministro Secretaria-Geral da Presidência da República entre 19 de outubro de 2020 a 01 de janeiro de 2023.

28/11/2022

Uma carta, assinada por 37 militares, pressionando o comandante do Exército general Marco Antônio Freire Gomes a aderir a um golpe de Estado, circula em grupos de WhatsApp. Trecho do documento:

“Covardia, injustiça e fraqueza são os atributos mais abominados para um soldado. Nossa nação, aquela que entrega os maiores índices de confiança às Forças Armadas, sabe que seus militares não a abandonarão”.

07/12/2022

Bolsonaro reúne-se com o comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes e mostra uma minuta do golpe que decretaria Estado de Defesa e criaria uma comissão para rever o processo eleitoral.

08/12/2022

Em mensagens interceptadas pela Polícia Federal, o general da reserva Mário Fernandes afirma ter-se encontrado com Bolsonaro e ouvido dele que “qualquer ação” golpista só poderá ser realizada até o dia 31 de dezembro.

09/12/2022

Relatório da Polícia Federal aponta que Bolsonaro reuniu-se com o Comandante de Operações Terrestres do Exército, general Estevam Cals Theofilo, para organizar o apoio militar ao golpe.

12/12/2022

Apoiadores de Bolsonaro, acampados à porta do QG do Exército, depredam a sede da Polícia Federal, em Brasília, poucas horas depois de Lula ter sido diplomado no Tribunal Superior Eleitoral. Os vândalos ateiam fogo em sete veículos e jogam pedras em policiais.

Imagem colorida de fogo em carros na área central de Brasília - Metrópoles
Manifestantes atearam fogo em carros na área central de Brasília

15/12/2022

O plano para assassinar Lula, Alckmin e Moraes é abortado. Os militares encarregados de matar Alexandre de Moraes estavam próximos à casa dele.

24/12/2022

Três homens, antes acampados à porta do QG do Exército, põem uma bomba em um caminhão-tanque com rumo ao aeroporto de Brasília. O motorista percebe o “objeto estranho” e aciona a Polícia Militar. Os autores do atentado frustrado, o empresário George Washington e os blogueiros bolsonaristas Wellington Macedo e Alan Diego, pretendiam explodir parte do aeroporto.

08/01/2023

Apoiadores de Bolsonaro acampados em Brasília invadem e destroem parte do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF.

7 imagens
Manifestantes bolsonaristas enfrentam a polícia, invadem e destroem o Congresso Nacional
Manifestantes bolsonaristas invadem o Palácio do Planalto
Movimentação de bolsonaristas durante ataques de 8/1/2023
Manifestantes bolsonarista enfrentam a polícia, invadem e destroem o Congresso Nacional
O Supremo Tribunal Federal foi o mais prejudicado
1 de 7

Bolsonaristas invadem o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF em manifestação antidemocrática

Luiz Nova/Especial Metrópoles
2 de 7

Manifestantes bolsonaristas enfrentam a polícia, invadem e destroem o Congresso Nacional

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 7

Manifestantes bolsonaristas invadem o Palácio do Planalto

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 7

Movimentação de bolsonaristas durante ataques de 8/1/2023

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 7

Manifestantes bolsonarista enfrentam a polícia, invadem e destroem o Congresso Nacional

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 7

O Supremo Tribunal Federal foi o mais prejudicado

Vinícius Schmidt/Metrópoles
7 de 7

Extremistas invadem o STF no 8 de Janeiro

Luís Nova/Especial Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?