Para ganhar mais relevância nas redes, governo mira em… Alckmin
Perfis do vice-presidente nas redes sociais são considerados cases de sucesso de comunicação
atualizado
Compartilhar notícia
Depois que o presidente Lula (PT) deu um pito na comunicação do governo, o Palácio do Planalto deve seguir uma estratégia mais leve nas redes sociais oficiais e do próprio petista e da primeira-dama.
Um exemplo disso foi uma postagem no X de Janja da Silva, em que mostra um vídeo de Lula correndo num cenário do jogo Super Mario. O presidente aparece pulando obstáculos e desafios.
É o Brasil do Presidente @LulaOficial passando todas as fases para voltar a crescer e devolver dignidade ao povo brasileiro! pic.twitter.com/5n9NF2WeHC
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) March 20, 2024
O exemplo de como o governo deve se portar nas redes vem, curiosamente, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Com memes, montagens simples e piadas, Alckmin tem conseguido “furar a bola” e tem, em seu X e Instagram, alto engajamento de outros usuários.
Não são raras as postagens de Geraldo Alckmin que ultrapassam as dezenas de milhões de impressões no X. A foto que ilustra este texto, por exemplo, chegou a 12 mil republicações, 48 mil curtidas e 10,3 milhões de visualizações.
A equipe que comanda as redes sociais do vice é pequena se comparada à que cuida da comunicação do presidente. E, segundo integrantes da comunicação, o próprio Alckmin dá pitacos com referências jovens e pops para as postagens.