metropoles.com

Palavrões dominam início da Câmara, o mais desbocado dos últimos anos

Bolsonaristas abusam nos discursos e ataques e ofendem colegas, seja no plenário ou nas comissões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Bolsonaro Deputado Luiz Lima
1 de 1 Bolsonaro Deputado Luiz Lima - Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Aconteceu ontem, de novo. Um parlamentar, e novamente um bolsonarista, utilizou os microfones da Câmara para disparar palavrões e xingamentos. Dessa vez, a cena se deu na tribuna da Câmara.

O até agora comedido Luiz Lima (PL-RJ), um ex-atleta de natação do Fluminense e que disputou até Olimpíadas, perdeu a linha e disparou ofensas: disse que Alexandre de Moraes “tá de sacanagem, p****a”, se referiu às autoridades que o desagradam como “uns belos de uns vagabundos, uns ladrões” e encerrou chamando Arthur Lira de “boneco de posto, p***a”.

Nas notas taquigráficas, esses palavrões foram vetados e substituídos quatro vezes por “expressão retirada por determinação da Presidência”.

Como este blog tem demonstrado, essas intervenções contra a falta de decoro nas falas dos deputados têm sido constante. A razão é o radicalismo político a que o país chegou, mas é os xingamentos são quase uma exclusividade do lado bolsonarista.

Recentemente, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) partiu para cima do petista Marcon (RS), após uma discussão numa comissão. O filho do presidente foi para cima do colega com e o xingou de “filho da p.”, “veado” e “vai tomar no c*”. Expressões que até apareceram nas notas, mas foram substituídas depois por um artigo do regimento que veda ofensas dessa natureza.

Antes, em meados de abril, outra bolsonarista, Carla Zambelli (PL-SP), ofendeu Duarte Junior (PSB-MA), durante audiência pública com o ministro Flávio Dino (Justiça): “vai tomar no c*”, disse a deputada. O xingamento, novamente, foi vetado nas notas com o argumento de que o regimento não permite a publicação de pronunciamento ou expressões atentatórias do decoro parlamentar”.

O bolsonarismo na oposição transformou esse início de legislatura no mais “desbocado” dos últimos anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?