Paes vê apoio de Lula como não decisivo e deve escolher vice
Pesquisa mostra atual prefeito do Rio de Janeiro reeleito em primeiro turno, mesmo em pré-campanha
atualizado
Compartilhar notícia
A pesquisa Quaest, divulgada na última terça-feira (18/06), revela que o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), está na frente na disputa pela prefeitura com 51% das intenções de voto, percentual que lhe garantiria a vitória no primeiro turno.
Confiante em sua liderança, Paes resiste à indicação de André Ceciliano, ex-deputado estadual, como seu vice. Ceciliano seria o nome escolhido pelo PT para compor a chapa ao lado de Paes.
O prefeito acredita que o apoio do PT de Lula, condicionado à indicação de Ceciliano, não é tão crucial quanto parecia na pré-campanha. Mesmo assim, petistas mantêm a confiança de que conseguirão indicar o vice, apesar da resistência de Paes.
O Partido dos Trabalhadores argumenta que a campanha de fato ainda não começou e que poucos eleitores associam Alexandre Ramagem a Jair Bolsonaro, ambos do PL. A expectativa é de que, com o início da campanha, o candidato bolsonarista experimente um aumento significativo nas intenções de voto, impulsionando a polarização da disputa.
No entanto, a direção do PSD parece apostar em uma chapa pura, e o desejo de Eduardo Paes é que o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) seja seu companheiro de chapa.
Mesmo assim, Paes espera o apoio do presidente Lula, a quem deve convidar para subir nos palanques da capital carioca.