Paes quer vice de centro e afasta PT pela reeleição no Rio
Atual prefeito não quer nacionalizar disputa com Braga Netto ou Eduardo Pazuello
atualizado
Compartilhar notícia
O atual prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) planeja acenar mais ao centro e aos conservadores na escolha de seu vice para a eleição de 2024. Teme fazer da capital fluminense palco de um “terceiro turno” entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Para isso, sinalizou que não vai escolher um nome do Partido dos Trabalhadores. A ideia é que Paes convoque um colega do PSD, como o deputado federal Pedro Paulo (RJ) e o vereador carioca Carlo Caiado.
Apesar de afastar os petistas, Paes quer o apoio da sigla, que não deve lançar candidato à prefeitura do Rio. O deputado Washington Quaquá (PT-RJ) deve ser a cara de Lula pela reeleição do atual prefeito.
O entorno de Eduardo Paes avalia que não é uma boa nacionalizar a disputa carioca, já que a cidade do Rio de Janeiro é um reduto bolsonarista. Em 2022, Jair Bolsonaro conquistou 52,66% dos votos válidos da cidade, contra 47,34% de Lula.
A disputa deve ficar contra o ex-ministro general Braga Netto (PL). Ele é o nome preferido do PL para a vaga. O general Eduardo Pazuello, atual deputado federal, corre atrás.
Carlos Portinho, senador pelo PL, também sonha com a indicação para a disputa municipal. Também no campo da direita, o deputado licenciado e secretário de Saúde do Rio, Doutor Luizinho, deverá ser candidato pelo PP.