metropoles.com

Pacheco deve prorrogar comissão que discute inteligência artificial

Prioridade do governo, texto não alcançou consenso; TSE também está de olho

atualizado

Compartilhar notícia

Luciana Vassoler/Divulgação
Rodrigo Pacheco
1 de 1 Rodrigo Pacheco - Foto: Luciana Vassoler/Divulgação

O presidente da comissão especial que analisa o marco regulatório da inteligência artificial (IA), Carlos Viana (Podemos-MG), solicitou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mais tempo para examinar a matéria. A prorrogação dos trabalhos adia o prazo inicial estabelecido por Pacheco, que pretendia aprovar o texto antes do recesso do meio do ano.

A versão atual na comissão é um substitutivo do relator Eduardo Gomes (PL-TO) a um projeto de Pacheco sobre o tema, e enfrenta forte lobby contrário à chamada “trava na inovação” por parte das empresas de tecnologia.

Essa trava seria um impedimento ao avanço tecnológico, como as grandes empresas de tecnologia têm alertado os senadores. A regulamentação, segundo as empresas, está sendo influenciada por outros temas no Congresso Nacional, como o PL das Fake News.

Como o blog mostrou, o governo tentava aprovar a matéria até o recesso parlamentar, que se inicia em 18 de julho, quinta-feira. Lula deseja apresentar uma legislação robusta sobre a IA na cúpula dos 20 países mais ricos do mundo, que acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro. O Brasil aspira ser um “vanguardista” sobre o tema no G20.

Antes disso, a Justiça já se antecipou e começou a punir o uso irregular de IA na pré-campanha das eleições municipais. A resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proíbe qualquer uso de deepfake e responsabiliza os partidos por todo o material produzido por meio de inteligência artificial.

O prefeito Guti (PSD), de Guarulhos (SP), recebeu uma multa de R$ 5 mil aplicada pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), por publicar um vídeo com uma multidão gerada artificialmente. A peça dizia que aquele foi “o dia que tiramos o PT do poder”. Esse foi o primeiro caso de punição do tipo na Justiça Eleitoral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?