metropoles.com

Pacheco busca “legado” como presidente do Senado

Sem grande atuação à frente do Senado, senador cola em movimento da direita para receber apoio ao governo de MG

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida mostra o presidente do Senado Rodrigo Pacheco em evento do PPA - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente do Senado Rodrigo Pacheco em evento do PPA - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já está pensando em 2026. O senador busca um “legado” para utilizar em campanha e tenta pavimentar um caminho para se tornar governador de Minas Gerais. Pacheco vai usar o restante de seu mandato como presidente do Senado para pautar matérias que agradem o eleitor da direita e conquistar parte do eleitorado de Romeu Zema (Novo).

Hoje, há dentro do PSD uma indefinição de qual seria o grande feito de Pacheco como senador ou como presidente da Casa Alta. A avaliação é que o senador não tem projetos de lei de fôlego e que nunca se colocou eloquentemente contra ou a favor de temas importantes.

A saída, agora, é tentar o protagonismo na PEC que estabelece mandato a ministros do Supremo Tribunal Federal. O texto não vai ficar pronto para 2023. Será apresentado em meados de 2024, antes do período eleitoral.

A ideia de um mandato de 11 anos é para permitir o cumprimento de uma certa jurisprudência e dar estabilidade aos ministros. A mudança só passaria a valer nos futuros indicados, e Pacheco quer esperar Lula (PT) definir o próximo ministro (que deve ser Flávio Dino).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?