Os rumores que envolvem o ministro Silvio Almeida
É o fogo amigo dos partidos da base aliada
atualizado
Compartilhar notícia
Quando um ministro se destaca, prontamente é cercado de boatos. Os holofotes são acompanhados por intrigas. Haddad, Dino, Nísia Trindade ofereceram e receberam afagos públicos de Lula e acalmaram os ânimos dos cochichos. Desde a última semana, o alvo é Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos.
O boato é que Lula estaria decepcionado com sua atuação política, que seria acadêmico demais. Falta-lhe articulação política e viajar mais pelo país, dialogando com os movimentos sociais e fortalecendo a presença do governo em uma área ideologicamente estratégica. Coincidência ou não, Almeida anunciou que visitará presídios de todo o país na ‘Caravana de Direitos Humanos’, a partir de agosto.
Sua presença na internet, por outro lado, é muito bem dirigida. Viralizaram seu discurso de posse e sua resposta ao senador Eduardo Girão, durante audiência pública no Congresso, em abril. Girão, buscando lacrar para sua bolha, tentou presenteá-lo com um boneco simulando um feto. O ministro chamou aquilo de “escárnio”, pediu respeito à sua filha e mostrou como se deve tratar o bolsonarismo. Desde o início do governo teve um crescimento de 37% nas redes sociais e seu Instagram tem mais de 900 mil seguidores.
Porém, se no caso de Nísia Trindade, os boatos vêm da voracidade do centrão para comandar a pasta da Saúde, é o fogo amigo de partidos da base aliada que atinge Almeida. No tabuleiro da reforma ministerial, fatalmente Lula terá que ceder espaços da base para acomodar os comparsas de Lira. O próprio PT e o PSB prevendo baixas no primeiro escalão, miram a pasta dos Direitos Humanos. Joga contra Almeida seu caráter técnico, sem maiores afinidades partidárias, e a pasta garantir boa visibilidade na imprensa.
Lula ainda não fez nenhuma declaração de apoio irrestrito a Almeida. Como toca a reforma ministerial sem pressão, costurando acordos com solidez, não deverá fazer acenos tão cedo. Resta a Almeida continuar mostrando serviço. É muito trabalho suceder Damares Alves, mas ao mesmo tempo, as diferenças, e sobretudo os ganhos, são facilmente notados.