metropoles.com

Os primeiros casos do Conselho de Ética na volta do trabalho na Câmara

São acusações ao Delegado Waldir, que afirmou que a eleição de Lira foi comprada, e Josimar Maranhãozinho, flagrado com maços de dinheiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Câmara dos Deputados
Deputado federal Josimar de Maranhãozinho
1 de 1 Deputado federal Josimar de Maranhãozinho - Foto: Divulgação/ Câmara dos Deputados

Os dois primeiros casos a chegarem no Conselho de Ética no reinício dos trabalhos na Câmara, em fevereiro, já tem “donos”. Um, envolve acusação de quebra de decoro contra o Delegado Waldir (PSL-GO), que, numa entrevista ao “The Intercept Brasil”, ano passado, afirmou que a eleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Casa foi comprada e aos deputados que o apoiaram foi prometido R$ 10 milhões em emenda.

O outro caso envolve o deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA), flagrado em vídeos de uma operação da Polícia Federal com maços de dinheiro, que seria oriundo do Orçamento secreto. No final de 2021, o deputado fez sorteio de dinheiro, de R$ 50 mil no total, a quem enviava uma mensagem e seus dados numa rede social.

Os dois casos estão na Mesa da Câmara e prontos para serem enviados ao conselho. O deputado Aluísio Mendes (PSC-MA) representou contra o Delegado Waldir. A Rede Sustentabilidade é o partido autor da representação contra Maranhãozinho.

O terceiro processo, que ainda será protocolado, pode ser contra a deputada Bia Kicis (PSL-DF). Partidos como o PT e o PSol a acusam de quebra de decoro por ter divulgado via sua rede no WhatsApp dados privados de três médicos a favor da vacinação infantil. Os dois partidos anunciaram que irão levá-la ao Conselho de Ética.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?