Oposição quer exclusão de deputado pró-Eduardo Bolsonaro de relatoria
Titular do Conselho de Ética, Mauro Lopes (PP-MG) antecipou posição a favor do filho do presidente no caso de ofensas a Míriam Leitão
atualizado
Compartilhar notícia
Deputados da oposição que integram o Conselho de Ética da Câmara querem a exclusão do nome de Mauro Lopes (PP-MG) da listra tríplice de onde sairá o relator do caso dos ataques de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) à jornalista Míriam Leitão, do “O Globo” e da GloboNews.
Para os parlamentares, Lopes antecipou julgamento e deve ser excluído da lista. O relator do caso de Eduardo será escolhido esta semana pelo presidente do colegiado, Paulo Azi (União-BA).
“Ele (Mauro Lopes) tem que ser imediatamente substituído. Antecipou voto. Nós, que integramos o conselho, precisamos agir como juízes. Somos juízes. Tem que ser impedido da possibilidade de ser o relator”, disse o deputado Célio Moura (PT-TO), do conselho.
“Vamos pedir a impugnação de seu nome como relator. Ninguém no conselho pode emitir opinião prévia. Não pode ser o escolhido, está sob suspeição”, disse Ivan Valente (PSol-SP), também integrante do Conselho de Ética.
Nesse caso, Eduardo Bolsonaro foi alvo de representações do PT, do PSol e do PCdoB. Ele responde a outros três processos no colegiado.