metropoles.com

Oposição quer apurar vazamento de dados de usuários do Auxílio Brasil

Bancada do PSol requer ao Ministério Público que apure repasse de dados e milhões de usuários do programa para oferta do consignado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raimundo Sampaio/ESP. METRÓPOLES
A previsão inicial era que o auxílio fosse pago por três meses, mas a lei deu a possibilidade de prorrogação do benefício.
1 de 1 A previsão inicial era que o auxílio fosse pago por três meses, mas a lei deu a possibilidade de prorrogação do benefício. - Foto: Raimundo Sampaio/ESP. METRÓPOLES

A bancada do PSol na Câmara solicitou ao Ministério Público apuração sobre o suposto vazamento de dados privados de usuários do Auxílio Brasil, o que seria um descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados.

A ação do partido foi protocolada na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e solicita investigação sobre o vazamento de dados de milhões de beneficiários do Auxílio Brasil para milhares de correspondentes bancários, que são os agentes terceirizados contratados por bancos para fazer a ponte com os clientes.

Esses dados pessoais estariam sendo usados numa estratégia agressiva de venda de crédito consignado, lançado pela Caixa e é acusado de ser um programa eleitoral. A revelação foi feita pela publicação Brazilian Report.

A reportagem revela que apenas um desses correspondentes bancários tinha os dados privados de 3,7 milhões de pessoas, o que representa 20% de todos os beneficiários do Auxílio Brasil.

Essas informações incluem o endereço completo das pessoas, números de telefone (fixo e celular), data de nascimento e quanto elas recebem em benefícios por mês. Também foram vazados os registros no Número de Identificação Social (NIS) da Caixa Econômica Federal e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?