metropoles.com

Oposição irá apertar ministro da Educação sobre gestão de Ribeiro

Parlamentares querem ouvir novamente Victor Godoy sobre escândalo que levou seu antecessor à prisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MEC/Divulgação
Victor Godoy Veiga, até então secretário-executivo do Ministério da Educação, foi nomeado ministro interino da pasta após a saída de Milton Ribeiro. Na foto ele sorri, frente à bandeira do Brasil numa sala, e usa terno - Metrópoles
1 de 1 Victor Godoy Veiga, até então secretário-executivo do Ministério da Educação, foi nomeado ministro interino da pasta após a saída de Milton Ribeiro. Na foto ele sorri, frente à bandeira do Brasil numa sala, e usa terno - Metrópoles - Foto: MEC/Divulgação

Parlamentares oposição conseguiram aprovar numa comissão da Câmara, nesta semana, a convocação do ministro da Educação, Victor Godoy. Querem ouvi-lo sobre o esquema de corrupção que aconteceu na pasta, na gestão de seu antecessor, Milton Ribeiro.

Godoy foi secretário-executivo do pastor no MEC. Já no cargo principal, ele compareceu a uma audiência pública na própria Câmara, em 11 de maio, foi bastante questionado e falou sobre os problemas na pasta e sobre caso de Ribeiro com os pastores.

O novo ministro, na ocasião, afirmou algumas vezes não ter vínculo com os pastores, ainda que os conhecessem, e contou, também de forma repetida, que a indicação do Pastor Arilton para um cargo no ministério foi do próprio Ribeiro.

Coube à Secretaria Executiva enviar o nome de Arilton à Casa Civil, que rejeitou a indicação. Na comissão, Godoy afirmou que o envio desse, e de outros nomes ao Palácio do Planalto, é da burocracia do cargo que ocupava antes.

Com a prisão de Ribeiro, semana retrasada, veio a conhecimento trechos do depoimento de Godoy à Controladoria-Geral da União (CGU) sobre o esquema. E de alguns servidores do ministério.

A oposição avalia que Godoy “entregou” mais informações à CGU do que disse na Câmara no dia 11.

A convocação foi aprovada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, requerimento de Ivan Valente (PSol-SP). Mas, na próxima terça, Godoy estará na Comissão de Educação, junto com Wagner Rosário, da CGU, para falarem sobre desvios no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e dos institutos federais de Educação. Difícil que escape de ter que responder sobre Ribeiro e seus pastores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?