Olimpíadas: Lula deve fazer festa de recepção para atletas medalhistas
Governo espera fim das Olimpíadas e das Paralimpíadas para receber vencedores
atualizado
Compartilhar notícia
O governo Lula (PT) prepara um evento de recepção para os atletas das Olimpíadas e das Paralimpíadas no Palácio do Planalto. A ideia surgiu ainda enquanto a primeira-dama Janja da Silva estava em Paris para acompanhar a cerimônia de abertura dos jogos.
O evento só deve ocorrer em meados de setembro, quando todas as modalidades dos jogos olímpicos e paralímpicos forem finalizadas. Convites ainda não foram feitos, mas o Ministério do Esporte tem checado as agendas dos atletas já medalhados para escolher a melhor data.
A ideia é que sejam destacados os efeitos da Bolsa Atleta, que apoia atletas de alto rendimento no país, como Rebeca Andrade, medalha de prata na prova individual geral da ginástica artística.
Dos 276 atletas brasileiros dos Jogos Olímpicos, 271 já receberam ou recebem o benefício. Em 27 das 39 modalidades com brasileiros em Paris, 100% dos atletas recebem o patrocínio do governo federal.
Lula vai repetir a mesma cerimônia que realizou no Palácio do Planalto há 20 anos. À época, em 2004, recebeu atletas da delegação paralímpica em Brasília, quando o país teve seu melhor rendimento da história até ali.
Em 2008, já no segundo mandato como presidente, Lula esteve em Pequim, na China, para a abertura dos jogos. Em Brasília, ao final dos jogos, também realizou uma cerimônia de recepção para os medalhistas.