OAB define lista por vaga no STJ; Lula deve optar por uma mulher
Daniela Teixeira é favorita para ocupar cadeira no Superior Tribunal de Justiça; Luís Cláudio Chaves e Otávio Rodrigues correm atrás
atualizado
Compartilhar notícia
A Ordem dos Advogados do Brasil define nesta segunda-feira (19/6) a lista sêxtupla para a disputa de uma vaga no Superior Tribunal de Justiça. Destes seis, três serão escolhidos pelos atuais ministros. Na finalíssima, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), define o nome.
Uma das favoritas é a advogada Daniela Rodrigues Teixeira, apadrinhada por Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Rui Falcão (PT-SP). Ela terá concorrência forte com Luís Cláudio da Silva Chaves, ex-assessor jurídico de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no Senado. Pacheco inclusive faz campanha nos bastidores pelo aliado.
Outro nome muito mencionado é o do ex-conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Otavio Luiz Rodrigues Junior. Ele tem um forte adepto ao seu lado, o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli.
Esses três nomes muito provavelmente estarão na lista sêxtupla do Conselho Federal da OAB, que será conhecida hoje. Em 23 de agosto, os atuais ministros do STJ entregam a Lula os três finalistas.
A vaga que está aberta é a do ministro Felix Fischer, que se aposenta compulsoriamente da Corte.
Há, entretanto, outras duas cadeiras a serem ocupadas no STJ. A do ministro Jorge Mussi, que se aposentou em janeiro deste ano, e a do ministro Paulo Sanseverino, que faleceu em 8 de abril. As datas dos processos destas substituições ainda não foram definidas.