metropoles.com

O que esperar de Barroso como presidente do STF

Ministro deve dar andamento a pautas progressistas; leia 5 pontos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, fala à imprensa durante velório do jurista Sepúlveda Pertence -metrópoles
1 de 1 Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, fala à imprensa durante velório do jurista Sepúlveda Pertence -metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, se torna nesta quinta-feira (28/09) presidente da Corte. Com apresentação de Maria Bethânia e 1.200 convidados, a festa de posse também contará com a presença do presidente Lula (PT) e dos presidentes da Câmara e Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Mas o que esperar de Barroso como presidente da mais alta corte do Judiciário brasileiro? Entenda em cinco pontos:

Pautas progressistas

Barroso não deve demorar para voltar a pautar temas caros a Rosa Weber, que deixa a presidência e o tribunal nesta semana. O novo presidente do STF deve analisar e marcar para o próximo mês a continuidade dos julgamentos sobre a descriminalização do porte para uso da maconha e o aborto em até 12 semanas.

Diálogo com outros poderes

O ministro terá a missão de amenizar a relação com o Legislativo. Barroso tem boa relação com Lula, mas tentará marcar uma posição de separação com o presidente da República. Barroso quer sinalizar que será de fato independente, mesmo que sua gestão priorize o diálogo com os outros poderes. Além disso, o ministro deseja ter mais interlocução com setores da sociedade civil.

Celeridade de processos

Barroso será o primeiro presidente do STF que viverá plenamente no cargo com a modificação dos pedidos de vista no regimento interno. No final de 2022, o STF estabeleceu que os pedidos de vista devem ser devolvidos dentro de um prazo máximo de 90 dias. Essa nova regra, no entanto, é aplicável apenas aos processos novos, a partir da data de publicação da ata de julgamento. Após esses 90 dias, os processos serão automaticamente liberados para julgamento.

Defesa da democracia

Golpistas e incitadores de práticas golpistas não terão vez durante a gestão de dois anos de Barroso. O presidente do STF já se mostrou implacável com os responsáveis pelo 8 de Janeiro e tenderá a pautar o mais rápido possível todos os julgamentos sobre o caso, inclusive aceitando a análise em plenário virtual.

Segurança jurídica

Apesar dessa celeridade, Barroso quer propor uma alteração no regimento para dar mais relevância às sustentações e argumentações de advogados no Plenário do STF. Também presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Barroso quer criar medidas que garantam paridade nos cargos do judiciário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?