metropoles.com

O papel que o Brasil quer representar nas guerras do mundo

Diplomacia brasileira tenta protagonizar acordos de cessar-fogo, mas esquece de limitações 

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ahmad Hasaballah/Getty Images
Palestinos deslocados de suas casas como resultado de ataques israelenses em 13 de outubro de 2023 na Cidade de Gaza OMS
1 de 1 Palestinos deslocados de suas casas como resultado de ataques israelenses em 13 de outubro de 2023 na Cidade de Gaza OMS - Foto: Ahmad Hasaballah/Getty Images

Com a presidência do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil tenta influir na entidade para mediar acordos entre o Hamas e Israel. Isso não é novidade na diplomacia brasileira. Desde que Lula (PT) iniciou o seu terceiro mandato, o país tenta também negociar um cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia. Mais que o fim dos conflitos, o posicionamento do Brasil mostra a ambição de Lula em se tornar um líder internacional.

O mandato no Conselho de Segurança vai até o fim deste mês e de nada serve quando Estados Unidos, Rússia e China discordam. Foi o que aconteceu ontem (13/10), quando o grupo se reuniu mais uma vez e não emitiu uma nota em que repudia a guerra. Falta de consenso.

No encontro de sexta, o embaixador Mauro Vieira pediu ao governo israelense que dê mais tempo para os cidadãos palestinos poderem sair da Faixa de Gaza. Israel havia dado 24 horas para que o norte do país fosse evacuado.

Incluir a ONU nas negociações no Oriente Médio é a prioridade do Itamaraty, a pedido de Lula. Mas nada garante que a presidência do Brasil signifique a entrada da entidade nas conversas entre os dois lados da guerra. Por ora, o pedido para ser criado um corredor humanitário pelo Egito parece ser o único avanço.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?