metropoles.com

O nome de Lula no PSDB, que assinou anistia de Dirceu vinte anos atrás

Amigo de longa data do ex-todo poderoso do primeiro governo do PT, Aloysio Nunes já anunciou apoio ao petista nestas eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Aloysio Nunes
1 de 1 Aloysio Nunes - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A portaria de número 207, do Ministério da Justiça, do dia 6 de março de 2002, no governo de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, trouxe a concessão de anistia política a José Dirceu.

O ex-todo poderoso ministro do primeiro mandato de Lula  teve direito também a uma reparação econômica, à época, de R$ 54,9 mil, pela perseguição política que sofreu na ditadura.

Essa portaria foi assinada por Aloysio Nunes Ferreira, então ministro da Justiça do governo tucano. A condição de anistiado político e se o perseguido tem direito ou não à reparação é julgada pela Comissão de Anistia, como é até hoje, mas a palavra final é do titular da Justiça. No governo Bolsonaro mudou e a decisão derradeira é do Ministério dos Direitos Humanos.

Aloysio Nunes assinou não só a de Dirceu, mas a de centenas de vítimas do regime militar e que teve seus direitos atingidos pelos excessos dos militares.

O ex-ministro de FHC é hoje o tucano mais próximo do PT e já anunciou seu apoio à Lula. Aloysio atuou na luta armada e foi motorista de Carlos Marighella, o criador da Ação Libertadora Nacional (ALN), dos principais grupos de reação à ditadura.

Dirceu e Aloysio são próximos há décadas. Quando o petista estava preso, ele cogitou visitar o amigo no cárcere. Foi Dirceu quem fez a ponte entre Aloysio com Lula. Eles se falam com frequência.

O tucano foi vice na chapa de Aécio Neves na disputa presidencial de 2018. Ele anunciou apoio ao petista antes mesmo da desistência de João Doria e afirmou que a disputa desse ano opõe democracia e autoritarismo e civilização e barbárie.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?