metropoles.com

O equívoco de quem acha que papel de Alckmin foi menor na campanha

Ex-governador não chega à toa à coordenação da transição: ele ajudou no desempenho de Lula em SP e aproximou tucanos históricos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Geraldo Alckmin (PSB) e Lula (PT)
1 de 1 Geraldo Alckmin (PSB) e Lula (PT) - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Nas “mesas redondas” de política do jornalismo foi comum ouvir nesta campanha que Geraldo Alckmin “não entregou” o prometido à campanha de Lula.

Nada mais injusto e raso. Análise preguiçosa.

Se ouviu contra Alckmin: não garantiu vitória de Fernando Haddad no primeiro turno e muito menos no segundo turno da eleição do governo paulista.

Foi dito que no segundo turno o ex-governador do PSDB foi “apagado” pela presença de Simone Tebet e Marina Silva. Em especial pela emedebista.

A favor de Alckmin são muitos argumentos.

A presença dele na chapa de Lula foi, desde sempre, a maior “jogada” política dessa eleição. Alckmin trocou sim uma eleição garantida para governador de São Paulo para compor com o petista.

Sobre o desempenho de Haddad, Alckmin não faz milagres. Não que o petista fosse um mau nome. É que o interior paulista é refratário ao PT. E não é ao ex-tucano.

Nessa reta final de segundo turno, o ex-tucano foi fundamental para vitória de Lula na conquista de votos em São Paulo. Alckmin foi importante na redução da diferença de votos obtidos por Lula. São Paulo puxou o desempenho do PT no Sudeste.

Lula foi derrotado por Bolsonaro em São Paulo, no domingo, por 10% de diferença. Para se ter ideia: em 2018, Haddad perdeu para Bolsonaro por uma diferença larga, de 36%. Voltando um pouco mais, Dilma foi derrotada por Aécio Neves, em 2014, por 29%.

Não dá para não dizer que Alckmin não teve peso nessa melhoria do PT no estado no segundo turno. O vice se dedicou mais a São Paulo nessa etapa final, e Tebet circulou mais o país com Lula e Marina.

Outros pontos pró-Alckmin: foi ele quem fez a ponte com a própria Tebet, foi o responsável pela adesão de Joaquim Barbosa e também pelos apoios dos pais do Real (Armínio Fraga, Pedro Malan, Persio Arida e Edmar Bacha).

Justo que seja o escolhido para estar na linha de frente da transição. Tem a cara da Frente Ampla que levou Lula à vitória.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?