O discurso que Chico Alencar fará no plenário como concorrente de Lira
Deputado do PSol gravou áudio de 3 minutos para o blog antecipando parte do conteúdo de suas críticas a Arthur Lira
atualizado
Compartilhar notícia
Até agora único nome que se apresentou como um opositora a enfrentar a candidatura de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, o deputado eleito Chico Alencar (PSol-RJ) antecipou ao Blog do Noblat parte do que irá dizer no seu discurso de dez minutos, no plenário da Câmara, no dia 1º de fevereiro.
Não deixará de criticar a gestão de Lira nesses dois anos e lembrará sua proximidade com Jair Bolsonaro.
“O Lira é uma candidatura de alguém que até ontem estava abraçado a Bolsonaro e que nunca exerceu uma gestão democrática da Câmara, vertical. Mudou o regimento a sabor de seus interesses, avançando inclusive em iniciativas que contribuíram para a precarização de direitos e que contribuíram para a tragédia ambiental no Brasil, para o desmatamento” – disse Alencar.
Ouça o áudio de Chico Alencar para o blog:
O experiente parlamentar do PSol irá dizer ainda que, além de oposição a Lira e que é uma alternativa à “pequena política e seu intestino grosso da fisiologia”.
O deputado também vai dizer no seu discurso que há outra maneira de se pensar o parlamento, “que não é só da base do toma lá dá cá e de criar dificuldade para obter facilidade”.
“Minha candidatura não é para embarreirar o Executivo, chantageando, nem para ser um legislativo carimbador da vontade do Executivo. É por um parlamento independente, representativo, um espaço para o dissenso civilizado”.
Será citado também por ele que o Congresso ideal é o que combate de fato “as profundas mazelas sociais, como a tragédia yanomami, e o golpismo hediondo como o de 8 de janeiro”.