metropoles.com

Novo vice da Câmara defende projeto que “anistia” aliados de Bolsonaro

Lincoln Portela (PL-MG) é um dos 70 deputados signatários do PL de Carla Zambelli (PL-SP) que beneficia bolsonaristas investigados no STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Câmara dos Deputados
O deputado da chamada frente parlamentar evangélica, Lincoln Portela (PL-DF) - Metrópoles
1 de 1 O deputado da chamada frente parlamentar evangélica, Lincoln Portela (PL-DF) - Metrópoles - Foto: Câmara dos Deputados

Novo vice-presidente da Câmara, Lincoln Portela (PL-MG) é um dos 70 deputados signatários de projeto de lei que “anistia” investigados ou processados por crimes de natureza política, incluído o de liberdade de expressão, manifestação e crença.

A proposta tem como autora original a deputada Carla Zambelli (PL-SP), que, no embalo do caso de Daniel Silveira (PTB-RJ), tenta aliviar a situação jurídica de bolsonaristas que atacaram o Supremo Tribunal Federal (STF) e respondem a processos, caso de Allan dos Santos e outros aliados.

A “anistia” vale para os que se enquadram nessa situação desde o início do governo Bolsonaro, de 1º de janeiro de 2019 a 21 de abril de 2022, data em que o presidente da República assinou o indulto de Silveira.

“A anistia é conceituada como um ato de soberania estatal que se traduz no esquecimento total da infração penal. Trata-se de um instituto utilizado, precipuamente, em momentos de grande conturbação e animosidade pública, e tem por finalidade a restauração da paz social e da harmonia entre as instituições democráticas”, dizem os autores na justificativa do projeto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?