metropoles.com

Novo PAC entra na lista de negociações do Centrão 

Com marco fiscal parado e indefinição por cargos em ministérios, deputados podem atrasar apreciação da MP do novo programa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Lula e Arthur LIra durante posse do ministro do STF Cristiano Zanin - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula e Arthur LIra durante posse do ministro do STF Cristiano Zanin - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Líderes do Centrão estão irritados com a demora de Lula (PT) para definir quais ministérios serão cedidos ao PP e ao Republicanos. A revolta é tão grande que ameaçam atrasar a apreciação da Medida Provisória que criará o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Segundo o governo, o programa poderá impulsionar até 14 mil obras paradas em todo o Brasil. É um grande trunfo para Lula, que usará a matéria para concluir obras em regiões em que não é muito popular, como no Sul e no Sudeste. Já está de olho em 2026.

O Novo PAC será lançado em 11 de agosto, em cerimônia no Rio de Janeiro. A expectativa era que, até essa data, o assunto marco fiscal já estivesse liquidado na Câmara. No entanto, o Centrão condiciona a votação das alterações feitas no Senado à minirreforma na Esplanada dos Ministérios. Os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) aguardam a definição de Lula para saber em qual sala vão colocar as suas coisas. 

Enquanto isso, Lula mantém sua posição de definir as pastas somente após a votação do marco fiscal.

O problema é que a Casa Civil estuda redirecionar os recursos de emendas parlamentares para bancar o Novo PAC, o que traria insatisfação ainda maior de Arthur Lira (PP-AL) e seus colegas. A informação é da jornalista Thais Arbex, da CNN Brasil. 

Para aumentar a pressão sobre o presidente, o Centrão cogita atrasar a instalação da comissão que analisará o texto do programa. MPs tem vigência de até 120 dias, tempo suficiente para que mais coisas sejam exigidas pelos partidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?