metropoles.com

Nova portaria sobre trabalho em feriados amansa parte do Congresso

Centrão ameaçava decreto legislativo derrubando medida do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, se reúne com representantes de entidades trabalhista 4
1 de 1 Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, se reúne com representantes de entidades trabalhista 4 - Foto: <p>VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES<br /> @vinicius.foto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>

A divulgação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, de que o governo vai publicar nova portaria sobre trabalho do comércio em domingos e feriados amansou parte do Congresso Nacional. Um grupo de deputados e senadores do Centrão ameaçava um decreto legislativo para derrubar portaria anterior.

Acontece que o texto editado em novembro de 2023 obrigava convenção coletiva para o trabalho aos feriados a todos os setores do comércio. Agora, o governo definirá até 200 exceções, como farmácias, postos de combustível, padarias, entre outros. 

“A portaria anterior teve o único objetivo de provocar essa conversa nacional, com uma mesa permanente para discutir o tema, inclusive daqui para frente”, afirmou Marinho.

A edição de nova portaria arrefece os ânimos de parte do Congresso, mas não melhora a relação entre Legislativo e Executivo. Como o blog mostrou, congressistas vão até Arthur Lira (PP-AL) para reclamar dos últimos mandos do governo federal.

Entre as pautas de reclamação, estão o fim da isenção fiscal a líderes religiosos, a MP da reoneração da folha e o veto a R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?