metropoles.com

Nova crítica de Lula a Temer causa constrangimento no MDB

Petista disse que gestões Temer e Bolsonaro transformaram Brasil em Faixa de Gaza; ala do partido defende reprimenda 

atualizado

Compartilhar notícia

lide-nyc-michel-temer-1
1 de 1 lide-nyc-michel-temer-1 - Foto: null

O presidente Lula (PT) voltou a criticar o ex-presidente Michel Temer (MDB) e disse as gestões posteriores ao impeachment de Dilma Rousseff (PT) transformaram o Brasil em Faixa de Gaza. A declaração foi dada durante a cerimônia de celebração dos dez anos de atividades do campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Buri, no interior de São Paulo.

Lula disse que as gestões Temer e Jair Bolsonaro (PL) são como “o que o [Benjamin] Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza na Palestina”.

“Este país, eu diria, o que eles fizeram nesses últimos [anos] depois do impeachment da Dilma é o que o Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza, lá na Palestina. O que eles fizeram com esse país foi um pouco isso” – Lula

Parte do MDB, que integra o governo Lula com três ministros, repudiou a fala. A ala do partido que é mais ligada a Temer defende que haja uma reprimenda oficial da sigla, criticando a declaração do petista. Um dos integrantes do partido disse ao blog que Lula “cisma em dividir o país”.

Não é a primeira vez que Lula promove esse tipo de constrangimento. No ano passado, o atual presidente disse que o ex-presidente foi o responsável pelas grades que circundavam o Palácio do Planalto, quando foi Dilma, na verdade, que as colocou lá, em 2013. Também em 2023, chamou Temer de golpista e disse que todas as conquistas sociais feitas pelo PT foram perdidas em sete anos.

“O Brasil não tinha mais fome quando eu deixei a Presidência da República e hoje tem 33 milhões de pessoas passando fome, significa que quase tudo que nós fizemos de benefício social no meu país, em 13 anos de governo, foi destruído em seis anos, ou melhor, em sete anos; três do golpista Michel Temer e quatro do governo Bolsonaro” – Lula em 25 de janeiro de 2023

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?